sábado, 31 de março de 2012

O dia que CATARINA me ensinou.

O dia que CATARINA me ensinou.





Catarina é o nome da tartaruga que temos aqui em casa, ela chegou bem pequena, hoje em dia ela é 5 vezes maior do que quando chegou e ainda não chegou no tamanho seu máximo.

Ela fica sempre na varanda de serviço, onde há um degrau que dá acesso ao resto da casa, mesmo ela já estando grandinha, não tem o tamanho o suficiente para subir o degrau, mas ela não desiste, quase todos os dias posso vê-la tentando subir, mas sem sucesso.

Hoje pela manha meu pai viu a tartaruga caindo e ficar de casco para baixo tentando subir, ele desvirou a tartaruga e ela continuou em direção ao seu alvo, subir o degrau.

Até aí você pode imaginar que essa é apenas uma lição de superação de limites blá bla blá e etc, mas sugiro continuar a leitura pois a conclusão é outra.

Horas depois vejo Catarina ainda tentando subir o degrau e admirei sua determinação em tentar superar seu obstáculo, logo imaginei que ela queria caminhar pela casa toda, alcançar novos horizontes etc.

A primeira vista foi para mim um exemplo de perseverança.

Então decidi premiar a perseverança do meu admirável réptil com uma ajudinha, coloquei meu chinelo embaixo dela para ajuda-la de apoiar e subir, mas ainda não era o suficiente, sua pata traseira não alcançava o degrau para sair do lugar. Fui preparando minha comida, alguns instantes se passaram e eu já estava ficando desconfortável sem meu chinelo no pé e estava começando a duvidar que ela conseguiria sair do lugar.

Homem de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:31"

Quando eu menos esperei, ela alcançou deu objetivo (uffa) tanto sacrifício para subir apenas um degrau, aí imaginei: “pronto, agora ela está livre para percorrer toda a casa rapidamente”, para a minha surpresa, Catarina ficou parada um bom tempo, paradinha no canto da parede e novamente eu pensei: “que inútil, tanto esforço para agora ficar aí parada, vai caminhar tartaruga!”.

Somente após longo tempo ela foi caminhando lentamente (você pode pensar: “claro tartarugas são lentas”, mas isto faz parte da reflexão), então ela lentamente foi caminhando por todos os cômodos da casa, cada canto da casa ela pôde dizer; “eu estive aqui”.

Depois de um tempo passeando pela casa eu a coloquei novamente na varanda, e novamente ela continua tentando subir o degrau.

Isso significa que muitas vezes nós temos um ALVO maior do que nossa , o problema não é desejar grandes alvos, o problema é ter FÈ e PERSEVERANÇA pequenas demais para superar os obstáculos.

A Catariana tinha todo o direito de sair correndo por toda casa assim que subiu o degrau, afinal, ela passou a manha toda tentando subir um degrau, ela teve PERSEVERANÇA e FÈ* suficiente para sair do lugar, mas sem se PREOCUPAR COM O TEMPO, pois as vezes esta é a nossa maior dificuldade, quando temos que esperar, avançamos e quando temos que avançar, nos acovardamos e paramos.
*(não estou cometendo nenhuma heresia adicionando um dom/fruto espiritual a um animal, foi só uma comparação para melhor entender)

Resumindo: reaprendi que precismos ter nos que fazemos. Se não temos fé é melhor não sair do lugar, pois isso é pecado, mas se estamos decididos a sair do lugar, então é preciso pagar o preço to trabalho e do tempo.

Romanos 14:23
Mas aquele que tem dúvidas, se faz está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

É preciso esperar o tempo certo, quase sempre queremos desfrutar rapidamente dos resultados, mas em geral, não queremos investir o tempo e o trabalho necessário.

Um comentário:

  1. Eu concordo plenamente, e entendo a sua analogia, a sua ilustração é muito eficaz. A Catarina é uma graca!

    ResponderExcluir