segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estilingues da vida


Estou de volta em mais um post onde comento sobre o cotidiano.
Relutei em rescrever sobre esse tema, demorei e a gora ao invés de 1, agora são 3 situações que me inspiram a escrever.

Quero falar sobre o estilingue, aquele brinquedo que crianças usam para arremessar pedras.
Observo situações em que queremos nos arremessar/ projetar á frente, muitos de nós preferimos o caminho mais fácil para o sucesso e realização pessoal, mas sem avaliar o preço que isso custa.




Algumas conquistas na vida exigem de nós um grande e longo investimento, isso porque elas possuem maior durabilidade e relevância nas nossas vidas.
Sem demérito nenhum faço o seguinte exemplo: alguém determinado pode perder peso ou ganhar massa em questão de meses, agora, nunca vi ninguém por mais determinado que esteja, concluindo uma faculdade ou construindo carreira de sucesso em menos de 4 anos e o que dizer a respeito de família? Aí que não tem fim. Apesar do investimento maior e mais demorado, os benefícios destes se mostram por muito mais tempo, cito também um trecho do curso de investimento financeiro que faço:“as ações mesmo com seus altos e baixos, tendem a serem mais lucrativas a longo prazo, mas isso requer paciência para esperar e dinheiro para arriscar”

Novamente volto ao estilingue e para ilustrar uso o exemplo do jogo ANGRY BIRD que eu adoro, atualmente é o jogo mais jogado do mundo, para quem não conhece vou resumir: os porquinhos sempre roubam os ovos dos passarinhos e estes por sua vez se vingam utilizando um estilingue para se lançarem e atacarem os porcos, a aventura do jogo está em calcular o lançamento e acertar em cheio o porquinho, pois este ataque é suicida, acertando ou não o seu alvo, o pássaro perde a vida.

O estilingue me faz lembrar que para dar-mos um passo a frente, as vezes é preciso dar vários para trás, é preciso força para puxar o elástico que nos lançará e uma vez lançado, não volta atras, além disso, dá trabalho e custa um preço, precisamos aprender mais com a Catarina (ler post anterior)

A reflexão que quero deixar é que na vida, tem momentos que desperdiçamos força (vida) em movimentos desnecessários e outras vezes “economizamos” e não investimos o necessário para sair do lugar, eu posso dizer que nesse jogo de estilingue da vida real, eu me arrependo de vários movimentos desperdiçados, por uma ação ou por omissão minha, o que resultou em resultados indesejados ou resultado nenhum.

Depois do tombo, vida que segue e tomara que com os erros possamos aprender a traçar melhor as novas estratégias.


O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.Salmos 111:10

Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma.
Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade.
3 João 1:2-3

10 comentários:

  1. As vezes temos vontade de usar o estilingue apenas como arma, e nao como plataforma para nos lancarmos a frente. as vezes por ignorancia usamos nossa vida como forma de ferir aos demais e nao investimos nosso tempo para avancarmos na vida.

    Gostei da reflexao. Estou no entremeio entre o calculo e a projeção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendeu perfeitamente o que eu quis dizer.
      E no final de uma jogada as vezes nos perguntamos: "o que deu errado?" eu digo que muitas das vezes o erro não foi nem da jogada, mas da intenção.

      Excluir
  2. O estilingue para mim seria uma forma de me lançar de cabeça em coisas na minha vida que não faço por comodismo, por medo do novo, ou sei lá porque. Nossas escolhas muitas vezes são equivocadas, deixamos de fazer o que é certo e devemos, e nos concentramos em afazeres "superfulos". Ai dizemos que não temos tempo para isso ou aquilo; não, são nossas escolhas erradas. Por exemplo, trocar o longo período que passo na frente do meu Note postando no meu blog de beleza e me jogar numa caminhada, o que varia muito melhor para minha saúde. A vida é muito complicada, não é mesmo? Temos que dar o primeiro passo para que o estilingue seja motivo de benção para nossa vida. Quem sabe sua reflexão não seja o meu estilingue. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus nos abençoe com a dose certa de ousadia, disposição e sabedoria para que façamos as melhores escolhas segundo a vontade dEle.

      Excluir
  3. Amei a sua fala Leandro e me fez pensar em várias coisas ....Muitas vezes queremos passar na frente de Deus . No mundo tem o ditado que fala "O Apressado come cru " . Com a sua fala sobre o estilingue lebrei de Davi , pois ele foi ungido para ser rei quando era ainda um menino , mas teve que espear muito para assumir o trono de Israel , e nesse periodo ele passou por muitas lutas ,porém ele cresceu e foi preparado para assumir o Deus entregarias nas suas mãos . O tempo que estamos esperando ou que as coisas demoram servem para a gente aprender e crescer , assim somos preparados para o der e vier . BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você tem razão, outro exemplo que também me fascina é do Apóstolo Paulo, todos gostam de lembrar das suas grandes viagens, mas ele precisou ficar entre 10 a 15 anos no anonimato até realizar a primeira viagem missionária, ou seja, Deus estava puxando Paulo para trás para depois lançá-lo ao mundo.
      no entanto o que vejo é que Paulo não precisava de ousadia, isso ele tinha de mais, o que ele precisava era de conversão de coração para Jesus.

      a vida é assim, quanto tem conversão nos falta ousadia, quando sobra ousadia, as vezes falta um coração voltado para Jesus, assim é a vida, sempre uma gangorra, o lance é descobrir o nível certo para fazer a vontade de Deus.

      um forte abraço, que Deus nos guie.

      Excluir
  4. Gostei muito, me fez refletir em tais coisas. E você tem toda a razão, muitas vezes deixamos de fazer algo e quando recebemos nossos resultados e vemos que não é o que esperávamos, ficamos tristes, mas devemos refletir, buscar no mais profundo do nosso ser o que fazemos para que algo aconteça. Por muitas vezes eu me arrependo de algumas coisas que não faço, mas a vida é assim, temos que errar às vezes para que possamos aprender. O bom é que a cada novo dia temos novas oportunidades, e relembrando nossos erros podemos seguir em frente com mais sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom se nós seres humanos aprendêssemos após o primeiro erro, isso evitaria uma sucessão de frustrações. mas a vida é assim, se por um lado nós humanos não aprendemos tão fácil assim com nossos próprios erros, pelo menos nós temos a inteligência e podemos usar da criatividade e a razão para consertar nossos erros.

      Excluir
  5. Os erros realmente fazem parte de nossa vida nesta terra, do contrário como poderíamos ter experiências. A experiência produz perseverança, que produz esperança!O vento sopra onde quer, nas mãos de nosso Senhor Jesus Cristo estaremos sempre seguros! Abraço!

    Fernanda da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o consolo é esse, nas mãos de Jesus estaremos seguros para passar por essas situações.

      Excluir